sábado, 23 de janeiro de 2010

Li e recomendo: "Primavera num espelho partido" - Mario Benedetti

                                            Terminei a poucos dias a leitura do romance "Primavera num espelho partido", de Mario Benedetti, escritor uruguaio que nos remete ao tempo da ditadura militar naquele país e em muitos outros países latino-americanos. A dor do exílio e a relação com familiares presos políticos servem de pano de fundo para a envolvente história de Santiago e Graciela na difícil relação de saudade e distância, sonhos e verdades, amor e carência. Vale a pena dar um mergulho nesse momento da história, até mesmo para não nos esquecermos nunca daqueles episódios que marcaram tanto a minha geração: recomendo ainda para os jovens leitores que queiram saber mais, a partir da visão não oficial,  a partir dos torturados e sequestrados.
                                         Enquanto ainda lia este livro, passei por um site de autores uruguaios, já que minha amiga Lúcia estava em Montevideo  e qual não foi minha surpresa em descobrir o poeta Mário Benedetti, uma das maiores expressões da literatura daquele país. Seus poemas são verdadeiras obras de arte, bastante comparável ao nosso Drumond. Para quem gosta de poesia, imperdível dar uma pesquisada por lá também. Belíssimos poemas.




PS:  Acho que já disse aqui que não sou nenhum literato e desconheço os grandes autores da literatura universal e só li mesmo  muitos clássicos de nossa literatura por conta de livros adotados em épocas escolares ou recomendação de amigos. Mas adoro ler, e leio de tudo, acho que até classificados de jornais! rsrs... Gosto de história, filosofia, gibis, poesias, ficção, policial, teatro e até revista de sacanagem. Leio 2 ou 3 livros de cada vez e tenho mania de ir deixando os livros que estou já no final para ir postergando a hora de me separar dele. Gosto de livros de 500 ou 600 páginas para ficar mais tempo envolvido com aquela história e sempre é um dilema eu ler as últimas 20 ou 10 páginas, morro de pena mesmo de acabar o livro. Por isso muitas vezes comento que estou lendo este ou aquele livro e demoro a terminar enquanto vou lendo outros, intercalando com outros ainda. Sempre que estiver lendo algo que acho que posso recomendar, o farei por aqui.    

3 comentários:

Fátima Cerqueira disse...

Como é bom ter alguém como vc para divulgar o hábito da leitura. Além de bom leitor,Marcelino, nos delicia com suas crônicas . Parabéns !

Alice Guimarães disse...

Ontem, motivada pelo texto q vc escreveu entrei na livraria on-line e comprei " A primavera no espelho partido"
Beijo!

Ayres Koerig disse...

Por intermédio de sua irmã Denyse foi que cheguei a estas suas páginas da net.
Belas crônicas, principalmente a que leva o título: SAUDADES DO MEU PAI (assim morrem os santos).
Siga em frente,Marcelino,
Escutamos sua voz!
Bota pra fora menino,
Conta o que sabes pra nós!
AYRES KOERIG