terça-feira, 22 de dezembro de 2009

 Feliz Natal!



                                          Já havia decidido que não postaria nada sobre o Natal, afinal tudo foi dito ou é repetidamente dito sobre a data máxima da cristandade e que acabou mesmo virando apelo comercial, ou comensal, ou biriteiro mesmo. Passava por aqui, abria o blog e, mesmo que me viesse sempre o assunto Natal, fugia com meu teimoso jeito de ser e de "embirrar" com as coisas! Mas fui à rua e, mesmo que não fale do tema tão batido, não posso deixar aqui de registrar meu deslumbramento com o trabalho da Cida Saluan nos enfeites da Praça Dona Ermelinda: diferente de tudo o que já foi feito e de um bom gosto e de uma singeleza que nos emocionam e nos remetem aos natais da infância, aos filhos ainda pequenos em torno da Árvore de Natal, a ansiedade na troca dos presentes, abraços de parentes e amigos e, no meu caso, até mesmo do Parabéns pra Você, já que no dia 25 também comemoro meu aniversário.
                                        A imponência da fonte de luz nos lembra que devemos insistir para que ela nos traga de volta a brisa fresca nas noites quentes quando ficávamos em torno do repuxo sentindo a água de cores variadas serenando nossa meninice. O presépio, o trenó, os anjos, as velas, os bonecos irlandeses (será isso mesmo?), os bonecos de neve que teimam em resistir ao nosso calor causticante e que nos lembram das bolas de sorvete ali do "Zé Lúcio", e os pisca-piscas que acendem nossos sonhos e fantasias de Natal. Como nos faz bem ver as pessoas passeando absortas e deslumbradas com as cores e luzes que pontuam a praça e que renovam sim esperanças de confraternização, solidariedade, desarmamento, paz.
                                       Até a Praça Ary Parreiras (conhecida mesmo como Praça das Mães) exibe uma bela árvore com suas girlandas e luzes saudando os miracemenses e os visitantes que passam por ali. E o Solar da Dona Brasileira nos traz uma iluminada medalha com um presépio postado diante a Igreja Matriz; e essa, ah! essa belíssima Igreja obra máxima de nossa arquitetura, transmite luzes de bênçãos para todos, lembrando que o Cristo que todos queremos é bem-nascido e bem-vindo no anúncio de um Novo Ano cheio de paz e de saúde. E mesmo que os pisca-piscas não pisquem (do jeito que o Padre pede), trazem a chama de luz que precisamos sempre.

                                       Pois é, Cida, você construiu meu Natal! E a partir daí já fui comprar presentes, iluminar  minha sacada , programar a ceia e organizar tudo para que seja mais uma Noite Feliz das 52 que se completarão para mim! E claro que desejo que venham muitas outras! rsrs
                                                                     
                                                                                         Feliz Natal a todos!

3 comentários:

Ana PAula Tostes disse...

Marcelino, parabéns pelo seu anivesário. Que nesta data tão linda sua felicidade chegue redobrada exalando Saúde e Paz!
Parabéns também pelo seu maravilhoso texto.

Parabéns e obrigada Cida Saluan!

Anônimo disse...

Parabéns Cida Vc é mesmo uma artista, vc brilhou nosso jardim e nossos corações com seu lindo trabalho. A vc e toda sua equipe os meus votos de um Feliz Natal e um ano Novo cheio de paz, saúde e amor.

Maria do Carmo

Leticia Bertocchi disse...

Muito inteligente a maneira como escreve.E como escreve!
Parabéns!Vou seguir você.rsrsrs.


Ass:Leticia Bertocchi.