segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Li e Recomendo


                     3 X Clarice         

                              Resolvi, inclusive por influência de uma amiga, ler um pouco de Clarice Lispector. Fantástica viagem! Fui então assim de cara, devorando 3 de seus livros: "Aprendendo a viver", com crônicas publicadas de 67 a 73, "Cartas perto do coração", onde lemos troca de correspondência entre ela e Fernando Sabino entre 46 e 69 e ainda "Felicidade Clandestina", um livro de contos de 71.  Em outros tempos já havia lido Clarice mas agora analisando outros aspectos de sua obra que até mesmo a maturidade passa a despertar: até mesmo quando faço releituras, vejo formas que antes não me haviam despertado atenção. Clarice divide com seus leitores toda a sua solidão e angústia que deixam de ser suas, portanto deixam de ser solidão. Passa de assuntos corriqueiros de uma mulher comum (poderemos nós dizer que ela já foi alguém comum?) até um mergulho profundo nas inquietudes e questionamentos do ser humano. Vou procurar outros livros e compartilhar mais dessa ansiedade dessa nossa grande autora.
                                      Procurarei também outros Sabinos   e outros Rubens (Braga, Fonseca ou Alves), e "Ligias"e "Ubaldos", e claro que os "Veríssimos" e os "Machados" que serão sempre relidos com prazer! Temos excelentes autores brasileiros que sempre revisitados nos dão conta da riqueza de nossa literatura. São sempre autores recomendados e altamente respeitados por tudo que escreveram... por isso os recomendarei sempre!

2 comentários:

Fátima Cerqueira disse...

Clarice supreende por ser incomum como poucos. O reler autores brasileiros é sempre um reencontro com nossa história. Faz bem não só a você, Marcelino, deveríamos reler mais nossos autores. Quem sabe encontraremos nossa identidade numa Capitu, Bentinho, Pombinha, Policarpo, Dona Flor, Riobaldo e por aí ...Releituras são como repetir o prato principal,são mais saborosos.

Anônimo disse...

Clarice Lispector é fantastica..adoro a literatura dela, ja li alguns livros dela, entre os que vc citou "Felicidades clandestina" ..Li tambem " A hora da estrela" ótimo...recomendo... e ja estou procurando os outros que vc mencionou. Legal que cada vez que entro aqui compro um livro. Bjos para vc. Alice