domingo, 15 de novembro de 2009

Vi e comento: "2012"







2012

A lotação estava praticamente esgotada para a estreia do tão esperado filme: 2012. Sentei numa das primeiras filas e, como não era num cinema muito confortável e meu tipo físico não está muito para "apertamentos", lá fiquei eu espremido e ainda tendo ao colo o tradicional saco de pipocas tamanho G e a latinha de coca. Gosto de filmes de ficção e quando isto se mistura ainda como uma possível realidade já que se fala tanto da destruição de nosso planeta, lá estava eu. Engraçado que me lembrei de quando fui assistir "Terremoto" com minha avó Nina e fomos no cine Roxy no Rio pois havia lá uma sonorização feita especialmente para a projeção do filme e que nos dava a sensação de estarmos vivenciando tudo! Voltando ao 2012, um show de efeitos especiais e de heroismo fantasioso. O mocinho do filme ora dirigia seu carro, ora voava ao lado de um piloto abobalhado, por entre todas as hecatombes e tsunamis possíveis e nem se arranhava. De um autor sem fama se tornou um herói assim, do nada! Mas claro que eu já sabia que isto é comum neste tipo de filme e não fiquei procurando ridicularizar estas peculiaridades, me atendo mais mesmo na ação - e ação o filme tem de sobra. Interessante também observar que mesmo nas ficções, a realidade do domínio das classes privilegiadas (representadas no filme pelos países mais desenvolvidos) também se faz presente de forma cruel.
Restava ainda a cena da destruição da cidade do Rio de Janeiro e a queda da Estátua do Cristo Redentor! Nem sei se a cena durou 5 segundos, uma bobagem como expectativa! No final, fica a certeza que teremos sim a Copa do Mundo e as Olimpíadas na nossa Cidade Maravilhosa e que este é mais um filme onde se assiste dando cotoveladas na mulher que ronca na cadeira ao lado, os namorados mais adiante que debocham de cada cena, o menino que pede licença para "ir mijar" e o sal exagerado da pipoca que nos abre a sede e nos lembra da dieta para hipertensão. Valeu como evento! Para quê a pressa de ir à estreia?  Poderia ter sido melhor!

Nenhum comentário: