terça-feira, 3 de novembro de 2009

Nossa, acabou o ano! rsrs









Nossa, acabou o ano! rsrs

                      Pois é... vai chegando princípio de novembro e já vai dando a sensação de que mais um ano se passou e que o 2010  está ali à nossa frente! Dá uma vontade de dar uma ajeitada melhor na casa, pintar umas paredes, mudar uns móveis de lugar, comprar umas coisas bonitas e arrumar melhor o quintal que é onde acaba acontecendo de fato a reunião daqui de casa nas noites de Natal! E se a gente ainda não gastou o décimo terceiro com antecedência, fica melhor ainda para a programação (esse ano passei o pão que o diabo amassou mas não gastei antecipado! rs), Como é meu aniversário no dia de Natal, sempre faço uma reuniãozinha aqui em casa com alguns familiares e amigos... coisa simples, sem novidades, mas com imenso carinho por receber as pessoas! E rola a tal leitoinha assada, o cabrito à napolitana, chester, tender, castanhas, nozes, algumas saladas e frutas de época! Tudo regado a um vinho não muito caro para não estourar o orçamento!
                       Já houve época em que a festa era mais animada por conta das crianças, Papai Noel e a ansiedade com os presentes e o tal amigo oculto que nunca dá certo! Sempre tem um que dá uma linda camisa e recebe uma meia de presente! E a cara de sem graça é constrangedora! Acho que em todo lugar é assim mesmo, independente de festa familiar ou com os colegas de trabalho! Já passei alguns natais em outros lugares e sempre também participei de ótimas reuniões, mas depois dos 50 resolvi que sempre eu ficarei é  aqui em casa mesmo; mais fácil de me programar com a turma que  está comigo no dia-a-dia. E na verdade a gente vai amadurecendo e vai se acomodando mais.
                      É claro que além das comidas há o imenso prazer dos papos que não se acabam nunca e também a história de programação para o Ano novo! Sempre se imagina, mesmo sem querer, que o próximo ano será diferente: encarar a dieta a sério para eliminar a pança, caminhar pelo menos uma hora por dia, ler mais um pouco, fazer algumas viagens, uma nova peça de teatro, um ânimo novo para o trabalho... e esperanças, esperanças e esperanças renovadas. Sempre que minha mãe está presente, também há um minuto para se rezar um Pai-nosso e cantar alguma cantiga natalina, geralmente a Noite Feliz mesmo, que todo mundo já sabe de cor!
                       E vamos assim nos embalando no espírito da festa, animada mas com um ar mais comedido até que se vislumbra o final do garrafão de vinho! Aí é papo de todo jeito e danças e cantorias e declarações de amor e amizade! Vai ficando aquela turma de sempre e  uns acabam dormindo  aqui pelos sofás ou camas já preparadas; confesso que fico louco para chegar o dia seguinte só para comer aquela torta de nozes que ficou no canto da mesa, doida para ser devorada! E lá se vai a dieta, as caminhadas são adiadas, os livros nem todos são lidos , a peça só sai mesmo na hora que a turma aperta e o trabalho cada dia mais com cara de aposentadoria! Que bom que só a esperança não se cansa de ficar presente, por todos os dias do ano, até o próximo Natal!


4 comentários:

Plínio Augusto disse...

É, o natal é um espetáculo mesmo... quanto à acomodação parece ser muito natural. Muito bom. Abraço.

Fátima Cerqueira disse...

Pois é Marcelino! Chega o final do ano a gente começa a planejar o Natal, adoro Natais, Tenho ótimas recordações, o seu parece-me não ser diferente dos meus. Gosto do ano que vai iniciar, dá-nos a sensação que vamos renovar a vida.AHHHH adorei a leitoa!!!!! beijos

Barco de Papel disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
leozinha disse...

rsssss...depois de ler seu texto sobre o natal, cheguei a conclusão que nossos natais são bem parecidos, a ansiedade, a euforia, a comilança e a espectativa de saber que vem passar com a gente.
o amigo oculto é tão complicado que agora fazemos o "inimigo oculto", que é bem mais divertido e criativo.
adorei tudo que escreveu, aliás, partindo de vc só sai coisas lindas.
beijinhos