sábado, 21 de novembro de 2009

Li e recomendo: "O Vendedor de Passados"






O Vendedor de Passados - José Eduardo Agualusa

                    Uma amiga de Juiz de Fora, a poeta Fátima Cerqueira,  recomendou-me um romance de um autor angolano que li e recomnendo para todos. Interessante que a gente só conhece (a gente que falo, sou eu, claro!) como autores de língua portuguesa o Eça de Queiróz (acho que todo mundo já leu Relíquia), Poemas de Fernando Pessoa e, falando dos contemporâneos, o José Saramago. Fiquei então imensamente curioso em ler um autor africano que usa nossa língua  para se expressar. Maravilhosa descoberta! A começar pela "Osga"  personagem que assiste e palpita a partir de sua visão de observador e contador de histórias. A ideia do vendedor e criador de passados, que numa inventiva espetacular vai reconstruindo as pessoas a ponto delas se tornarem outras de si mesmas,  prende o leitor e dá a ele a expectativa do desenrolar da trama.
                    O autor já tem vários outros livros publicados no Brasil e é um jornalista já publicado em várias línguas. Seu livro não está entre os mais lidos da Veja (mesmo porque, a sétima edição, a que li, foi publicada em 2007) mas é uma recomendação que faço como também um bom presente natalino.



Um comentário:

Fátima Cerqueira disse...

Marcelino,

Concordo quando diz que nos limitamos aos autores brasileiros e alguns portugueses. A gente esquece que em outros países também se fala Português e o que é mais interessante, com outros falares cacterísticos.Nestes nossos descobrimentos linguísticos vamos descobrindo outros escritores ,como os africamos, tão próximos aos nossos hábitos e costumes.O livro retrata bem a perda de identidade pós-guerra em Angola. Risos... Penso que comprar passados, devia fazer parte de nossa rotina, talvez fosse uma forma da gente resgatar certos valores.Viajei! Risos. Mas o que quero mesmo é elogiar sua atitude no comentar e recomendar livros.Isso é fantástico!!!!!!!!!!